Vamos conversar!? Envie-nos uma mensagem de interesse.
11.06.21

Como o brincar pode ajudar no desenvolvimento da criança?

Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança.  A brincadeira é um direito de aprendizagem e desenvolvimento segundo as diretrizes da BNCC e deve ser proporcionada dentro e fora da escola:

 

“Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais”.

 

As brincadeiras são importantes para que a criança consolide sua aprendizagem, pois é a partir da brincadeira e da interação que ela desenvolve as estruturas, as habilidades e as competências que serão importantes ao longo de toda a vida.

A brincadeira da amarelinha, apesar de ser uma brincadeira tradicional, traz um grande benefício para o aprendizado da criança, pois além de proporcionar um momento lúdico na escola ou em família, amplia o conhecimento sobre medidas, geometria, contagem, sequência numérica, distância, força, movimento, noção de espaço, percepção, respeito as regras, lateralidade, consciência corporal, coordenação motora, capacidade de saltar e se equilibrar em um pé só. Tudo isso em uma simples brincadeira.

Brincar é um direito da criança e precisa ser uma realidade. É nesse momento que a criança interage com o mundo e busca compreendê-lo e interpretá-lo com os recursos que ele tem. O ato de brincar precisa e deve ser valorizado pois a criança se desenvolve e aprende brincando.