Vamos conversar!? Envie-nos uma mensagem de interesse.
14.05.20

Como estudar melhor em casa durante a quarentena?

Nesse momento em que as crianças não podem estar na escola,  auxiliá-los nos estudos em casa é fundamental.

Adaptar-se à nova realidade da pandemia causada pelo novo coronavírus não é muito simples. Quando falamos de estudar em casa, especialmente para crianças, esse assunto torna-se ainda mais difícil, porém, necessário.

Nesse ponto, os pais têm uma função muito importante, pois eles podem auxiliar muito os seus filhos neste momento delicado que estamos vivendo. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar você a auxiliar o seu filho com os estudos durante a quarentena.

É possível estudar em casa corretamente?

Obviamente o local mais propício para estudar é na escola. Porém, como a situação impôs essa quebra na rotina escolar, estudar em casa precisa ser eficiente, mas também pode ser aconchegante e divertido.

Siga uma rotina

É natural termos uma rotina para acordar, tomar café e levar os filhos até o colégio. Porém, com essa quebra de rotina, esse passo a passo pode ser deixado de lado, mas não deve! A dica é seguir uma rotina similar àquela que teria se fosse levar o filho normalmente para a escola.

Por isso, procure acordar a criança no mesmo horário, separar uma roupa adequada para estudar, tomar o café da manhã e focar nas atividades durante o horário de estudos. No período em que a criança não teria aula, foque na realização das tarefas e na continuação dos estudos de maneira leve.

O local para estudo precisa ser apropriado

Estudar em casa também requer um local apropriado, tranquilo e que fuja das distrações que possam tirar a atenção do seu filho.

Dê preferência para o escritório, a escrivaninha do quarto e, se for o caso, até a mesa de jantar da cozinha é válida se a atenção estiver no lugar certo.

Torne o processo mais tranquilo

É natural que as crianças sintam muito esse momento em que o estudo virtual tornou-se necessário. Isso não quer dizer que você deve fazer vista grossa caso seu filho não esteja muito a fim de estudar. Muito pelo contrário, você deve ajudar de outras formas.

Auxilie com pequenas pausas, mais frequentes do que o normal do colégio, e também com alimentação adequada e muito água e sucos naturais. Aproveite esse momento para oferecer uma boa alimentação. Essas pausas ajudam ainda mais a criança a entender e assimilar o momento.

Ajude!

Como dissemos, você deve estar atento ao fato de que a criança possa ter certa dificuldade nesse momento. Dúvidas e questionamentos vão surgir e, além do acompanhamento escolar, você também pode ajudar o seu filho como conseguir.

Caso não saiba alguma resposta, mostre os caminhos que a criança pode fazer para tirar suas dúvidas por conta própria. Torne tudo um motivo para aprender mais.

Monte um cronograma de atividades

Além de seguir as aulas on-line, você pode auxiliar o seu filho com alguns cronogramas de atividades. Esses cronogramas ajudam você a orientá-lo melhor durante as tarefas necessárias, sejam elas do colégio ou da própria casa.

Esse cronograma deve constar o horário de acordar, horário de início das aulas, horário das pausas e refeições e das tarefas diárias. Se quiser, pode incluir alguns horários livres para a criança brincar ou descansar. Aqui, busque organizar bem o cronograma de acordo com os seus horários para que nada atrapalhe também o seu trabalho remoto.

Aqui você encontra algumas dicas de entretenimento para as crianças em época de Coronavírus e algumas brincadeiras antigas para fazer com os pequenos. Aproveite!

O Colégio Estillo tem trabalhado todos os dias para garantir que os nossos alunos possam ter um aprendizado tranquilo mesmo durante esse momento. Todas as aulas estão sendo realizadas pelo Google Meet e as tarefas disponibilizadas pelo Google Classroom. Na Educação Infantil, as aulas estão ocorrendo 2x na semana por 20 minutos para os alunos de 2 a 3 anos e de 30 minutos para os demais. Para o Ensino Fundamental I, são 3 aulas na semana de 45 minutos e o Fundamental 2, aulas todos os dias, por 4 horas.

Juntos iremos passar por esse momento e manteremos todos os cuidados essenciais com a educação do(a) seu (sua) filho (a).

Juntos somos mais fortes!