NOSSO BLOG

Dengue: a prevenção é o melhor combate

A Dengue afeta a população brasileira há muitos anos. Inclusive, é considerada endêmica, que é quando uma doença se torna tão recorrente que as pessoas passam a conviver com ela.

A Dengue é transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti. Após a picada, o vírus da Dengue cai na corrente sanguínea e começa a se multiplicar, principalmente, em órgãos como baço, fígado e tecidos linfáticos. Em um período de cinco a seis dias, em média, vários desses vírus voltam ao sangue e atacam células de diversas regiões do corpo, provando dor de cabeça e atrás dos olhos, febre, dor muscular e nas articulações, manchas vermelhas e fraqueza.

Na maioria dos casos os sintomas da Dengue desaparecem espontaneamente em cinco a sete dias, e a pessoa cria imunidade aquele sorotipo do vírus. Não existem medicamentos específicos para combater à Dengue. O ideal é manter-se em repouso, hidratado e aliviar os sintomas com medicamentos simples que não contenham ácido acetilsalicílico, porque este componente aumenta o risco de complicações.

A prevenção é a melhor forma de evitar a doença. Se você já teve Dengue, pode tomar a vacina que irá proteger contra os outros três sorotipos que você ainda não teve. Ela é disponível em clínicas particulares e em algumas farmácias. Mas se você nunca foi infectado não deve tomar a vacina. Nesse caso use repelente, elimine os focos de água parada e coloque telas nas janelas, contribuindo com a prevenção de todos.

Como se proteger da Dengue

A melhor maneira de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a Dengue, continua sendo evitar o acúmulo de água parada. Para isso, mantenha limpos os locais onde o líquido pode se acumular, deixe garrafas viradas para baixo e preencha com areia os vasos de plantas, para absorver a água.

Para o mosquito que já está no ar, a maneira de se proteger é com o uso de repelentes, mosquiteiros e telas nas janelas. 

O surto de Dengue no Brasil deixa muitas dúvidas sobre qual repelente usar em crianças.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a forma mais recomendada é combinar um repelente tópico, com princípio ativo DEET (N-dietilo-3,metilo benzamida) ou icaridina,  com os que devem ser aplicados sobre as roupas, com derivados da permetrina e piretroides.

Que princípios ativos devo buscar nos repelentes?

Os repelentes tópicos com icaridina são os mais indicados contra o mosquito Aedes aegypti. Comparada com DEET, a icaridina é duas vezes mais potente, conforme o guia “Repelentes e outras medidas protetoras contra insetos na infância” da Sociedade Brasileira de Pediatria.  A substância evapora mais lentamente e quase não há casos de irritação à pele ou aos olhos. Já a permetrina é indicada para ser aplicada sobre roupas, malhas e material de acampamento. Resiste entre cinco a setenta lavagens, dependendo da concentração aplicada (confira a indicação na bula). Telas impregnadas com permetrina são recomendadas para crianças acima dos 6 meses.

Quantas vezes aplicar repelente em crianças?

O Comitê Científico de Dermatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria indica o uso de repelente tópicos em crianças acima dos 6 meses. Para crianças menores, seu uso é apenas aceitável se ela for exposta a situações de intensa exposição a mosquitos.

Ou seja, é preciso recomendação médica para estas situações – o médico pode mediar os pós e contras. Há poucos estudos científicos avaliando a segurança de repelentes nesta faixa etária.

Entre 6 meses a 1 ano, é indicado uma aplicação diária de repelente. Dos 12 meses aos 12 anos, podem ser feitas duas aplicações ao dia. A partir de 12 anos em diante, podem ser realizadas duas a três aplicações ao dia.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou orientações sobre os tipos de repelentes adequados para evitar o Aedes aegypti, que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. O registro junto ao órgão garante a eficiência do produto para enfrentar o mosquito da Dengue. Para facilitar a consulta se determinado repelente está ou não regular, a Anvisa mantém no seu site uma lista de cosméticos para aplicação na pele. Confira no link abaixo: 

https://consultas.anvisa.gov.br/#/cosmeticos/registrados/q/?nomeProduto=repelente

Para saber mais!

Confira a entrevista, realizada pelo médico Drauzio Varella, sobre a importância da prevenção completa contra o mosquito da Dengue, com a doutora Melissa Barreto Falcão, médica infectologista da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde de Feira de Santana, na Bahia, e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Drauzio: A dengue chegou a desaparecer do Brasil porque nós, numa determinada fase, conseguimos acabar com Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor. E infelizmente a doença retornou, e agora parece que é impossível a gente acabar com a dengue, porque nós temos que acabar com o mosquito transmissor, não é, Melissa? 

E essa não é uma tarefa fácil nas grandes cidades, com essa ocupação urbana completamente desorganizada, como aconteceu no Brasil, com grande migração das zonas rurais para as cidades — e temos o reaparecimento da doença e há muitos anos esse número incrível de casos.

Vamos começar discutindo, Melissa, os tipos de dengue. A dengue não é uma doença única, causada da mesma forma pelo mesmo subtipo de vírus, não é?

Melissa: É, nós temos quatro subtipos de dengue — o dengue 1, dengue 2, dengue 3 e dengue 4 —, isso significa que as pessoas podem pegar dengue até quatro vezes durante a vida, e cada vez que tem uma nova infecção pela dengue, o risco de ter um quadro grave aumenta. 

Então, diferente da zika, diferente da chikungunya, outros arbovírus, você pega uma vez e não pega nunca mais; já a dengue, cada vez que você pega um vírus você fica imune para esse vírus, mas ainda tem aí outros para poder se infectar. Então, pode ter dengue até quatro vezes durante a vida. 

Drauzio: Independentemente dos quatro tipos diferentes de dengue, a transmissão é a mesma? É pelo Aedes aegypti? Melissa, explica para nós por que só o mosquito fêmea — o aedes aegypti fêmea — transmite a doença — o macho não?

Melissa: Isso, a dengue é transmitida pela picada de inseto, no caso o Aedes, e só a fêmea se alimenta com sangue. Tanto o macho como a fêmea se alimentam com a seiva da planta, e quando a fêmea copula, ela precisa do sangue humano para poder desenvolver os seus ovos. 

Então, cerca de dois dias depois da cópula, ela vai sugar, para poder desenvolver a seus ovos e acabar pondo, e que vai dar origem às larvas e assim por diante. Então, essa etapa de sugar o sangue é essencial para o desenvolvimento dos ovos do Aedes. 

Drauzio: Melissa, seguramente o mosquito é o animal mais perigoso. Eu fiz uma vez uma matéria no Fantástico que eu perguntava para as pessoas “qual é o animal mais perigoso?” e um falava “é a cobra”, outro dizia “é a onça” e o mais perigoso é um mosquito, não é? Pelo fato da fêmea precisar de sangue humano para poder se desenvolver? E é aí que os mosquitos transmitem uma série enorme de doenças? E no caso da dengue, em que períodos do ano a transmissão é mais comum, Melissa? 

Melissa: Eu aprendi muito a respeitar e entender esse mosquito ao longo da minha vida, como uma infectologista, e é no período do verão, que é o período do ano que tem o maior risco, a maior incidência de todas arboviroses, todas as doenças transmitidas por mosquito, porque o mosquito gosta de água e gosta de calor. 

Como a maior parte do clima sendo tropical no país, praticamente no ano inteiro a gente pode ter a incidência e casos de dengue presente, mas principalmente no verão, que aí tem muita água depositada na rua; com o calor, o sol forte faz com que o desenvolvimento dos mosquitos aconteça de uma maneira mais rápida, então acaba tendo o ambiente favorável e a temperatura que vai fazer com que esse desenvolvimento seja acelerado. Muitas vezes, o mosquito se desenvolve até o adulto por um período menor do que se fosse no período mais frio ou outra época do ano.

Drauzio: E cada mosquito, na verdade, tem determinados hábitos, não é? Por exemplo, o mosquito da malária, transmissor da malária, costuma picar mais no final da tarde. E no caso é do Aedes aegypti, quais são os horários preferenciais? 

Melissa: É, o Aedes tem o hábito principalmente diurno, ele pica mais durante o início da manhã ou o final da tarde.

Então, temos que usar os repelentes, usar as medidas preventivas já desde o início da manhã, não deve deixar para noite, para quando o horário que, como principalmente o culex, né, a muriçoca comum, pica. Mas isso não quer dizer que, por ele ser principalmente com hábitos diurnos, ele não vá picar à noite; caso ele tenha a necessidade, não tenha se alimentado durante o dia, pode acontecer de à noite ele picar também, e sempre em alturas baixas, então, ele costuma voar baixo, até a altura da cintura; principalmente nos pés, nas pernas, devemos ter um cuidado maior.

Drauzio: É, vamos lembrar também que ele é um mosquito que gosta de viver perto das casas! É aí que ele garante a sobrevivência dele? Não é um mosquito que se afaste muito do ambiente, em que ele foi gerado? E uma coisa que a gente insiste sempre em dizer “olha, não deixe pneu no quintal juntando água, garrafas vazias com água ou vasinho de planta acumulando água no pratinho…”, acho que todo mundo já ouviu falar nisso, Melissa? E, no entanto, é difícil as pessoas tomarem esses cuidados necessários. A que você atribui essa falta de consciência, vamos dizer assim?

Melissa: Eu acho que é mais uma falta de memória da população brasileira, a gente se preocupa muito com a coisa enquanto ela está ativa, então acontece epidemia de dengue, epidemia de chikungunya, todo mundo procura se preocupar mais e com o passar do tempo as pessoas vão esquecendo, e isso não deve acontecer.

O mosquito e essas doenças transmitidas por ele estão presentes em todos os estados do país, não temos locais em que não tenha doenças associadas ao Aedes, e os cuidados têm que ser mantidos em todos os períodos do ano e o combate principal tem que ser um mosquito; conseguindo combater o Aedes, combatemos todas as doenças transmitidas por ele.

Então, isso vai não só do cuidado pessoal como do cuidado coletivo. Quando a gente cuida da nossa própria casa, está cuidando também de toda nossa vizinhança e da comunidade próxima. 

Então, pelo menos uma vez na semana temos que vistoriar a nossa casa — olhar os vasos de planta, colocar terra nos vasinhos de planta, olhar a caixa d’água, se está fechada, a calha de água, o reservatório do ar-condicionado e da geladeira; e isso uma vez na semana —, porque vai impedir que o mosquito se torne adulto.

É uma média de 10 dias o ciclo de vida do mosquito, então, conseguindo limpar esses ambientes antes disso, consegue evitar que ele se torne adulto e que vá proliferar e causar doença aí em muitas pessoas.

Drauzio: Eu no começo dessa nossa conversa falei que é muito difícil nós ficarmos livres da dengue e das outras arboviroses. Você está de acordo, Melissa? 

Melissa: Sim, eu acho que a principal maneira da gente se livrar dessas arboviroses todas é o combate ao mosquito — esse é o fator essencial —, e quanto mais precoce esse combate, na fase da larva, é muito mais fácil de combater. Isso cabe a nós, fazermos o nosso próprio ambiente, estar atento à vizinhança e tomar os cuidados necessários para repelir os mosquitos, quando não for possível evitar aquela transformação para o mosquito adulto.

Então, o uso dos repelentes e todos os cuidados no nosso domicílio é a única maneira de conseguir reduzir a população de Aedes e consequentemente reduzir as doenças causadas por eles.

Drauzio: Melissa, muito obrigado por esses esclarecimentos. 

Melissa: Um grande abraço. Um prazer muito grande estar com você, ajudando na divulgação de informações importantes para nossa população.

Fontes: https://saude.abril.com.br Por Sílvia Lisboa

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

plugins premium WordPress

Matrículas Abertas!

Entendemos a importância de escolher a melhor instituição de ensino para seu(sua) filho(a). Para proporcionar uma experiência mais próxima da nossa abordagem educacional, convidamos você a agendar uma visita ao nosso colégio. Durante a visita, você terá a oportunidade de conhecer nossa equipe educacional, explorar as instalações e entender melhor nossa metodologia de ensino.

Agende sua visita preenchendo o formulário disponível abaixo.

Documentação necessária para a matrícula:
– Certidão de nascimento do aluno (a);
– RG e CPF dos responsáveis;
– Comprovante de residência (Copel/ Sanepar);
– Declaração de transferência;
– Declaração de adimplência financeira;
– Declaração de Vacinas;

Horários:
Segunda a Sexta das 8h às 18h

Alguns Opcionais:
Natação, Ballet, Taekwondo, Futsal.

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, desenvolvendo o aluno em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

Do 1º ao 5º ano, o Ensino Fundamental I tem como foco o desenvolvimento físico, intelectual, social e ético do aluno.

A segunda etapa do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, continua aperfeiçoando os valores individuais e coletivos do aluno, ensinando-o a ter um pensamento crítico e amadurecendo-o para que chegue ao Ensino Médio preparado para enfrentar novas descobertas e se desenvolver.

O Período Integral ou Semi-Integral, desde a Educação Infantil, é uma oportunidade para o desenvolvimento do aluno, pois oferece atividades diversificadas valorizando o processo de ensino-aprendizagem de maneira integral, no qual o aluno, além das disciplinas curriculares, participa de projetos regulares em que o ensino é contextualizado com o propósito de fazer com que o estudante seja autor no desenvolvimento da sua aprendizagem.

Material Didático - SAE Digital

Contamos com o material SAE Digital. Moderno e hiper atualizado, o material oferece interatividade e suporte para o aluno, com plataformas que vão além da sala de aula.
O Colégio Estillo utiliza em seu método de educação o sistema SAE Digital (Sistema de Apoio ao Ensino). O sistema consiste em um ensino que é a soma de experiências acumuladas dos mais eficientes espaços de aprendizagem do país e suas tecnologias educacionais. E o mais importante de tudo: é um material super atualizado.
O SAE traz para o espaço escolar materiais didáticos da Educação Infantil ao 9º ano, que têm como princípios a formação do caráter, o desenvolvimento de competências técnicas, o favorecimento do compromisso cidadão para com o mundo e, sobretudo, transformar os estudantes em protagonistas para uma atuação transformadora da sociedade.
Contamos com a Plataforma de Aprendizagem Adaptativa, que alia tecnologia educacional de ponta aos livros didáticos de forma interativa, convidando o aluno a navegar em busca do aprimoramento e do conhecimento. Este ambiente virtual também organiza diariamente os conteúdos das disciplinas ministradas e incentiva os pais a acompanharem, de forma privada e segura, o desenvolvimento escolar de seus filhos. Com este material de qualidade, o ambiente de sala de aula como espaço de aprendizagem pode ser extrapolado. O trabalho proposto no material leva o aprendiz a visualizar um maior sentido no que aprende, a ir além e construir novos saberes.
Composto por conteúdos contextualizados, interativos por conta da realidade aumentada e ambiente online para pais e alunos, o material organiza os conteúdos das disciplinas ministradas e incentiva os pais a acompanharem o desenvolvimento escolar de seus filhos.

Vamos conversar!

Tem alguma dúvida ou precisa de informações sobre nós? Deixe sua mensagem, em seguida vamos esclarecer tudo para você!

Período Integral e Intermediário

O Colégio Estillo se destaca pela proposta educacional integral que oferece aos seus alunos, proporcionando uma jornada enriquecedora que vai além do convencional. O período integral, que se inicia às 7:30 da manhã, estabelece uma base sólida para o aprendizado, enquanto o horário diferenciado, conhecido como período intermediário, a partir das 10:30, representa uma pausa dinâmica repleta de atividades, brincadeiras e aulas que complementam a formação dos estudantes.

Contamos com uma equipe multidisciplinar que acompanha e orienta o estudante quanto ao bem-estar físico, psicológico, emocional, social e cultural.

A alimentação é saudável, com cardápio variado e supervisionado pela nossa nutricionista, os alimentos são frescos e preparados no local, garantindo qualidade das refeições.

Há, também, a oportunidade de praticar atividades diversificadas extracurriculares e culturais, valorizando o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades e talentos dos nossos alunos.
Entendemos que os alunos que ficam no Colégio em período Integral e Semi-integral necessitam de um atendimento que faça com que se sintam em casa, com o mesmo zelo, atenção e carinho de suas famílias.
Período Integral do Colégio Estillo.
Atendimento personalizado para cada estudante, respeitando seus limites e o desenvolvimento de suas habilidades.

Todas as idades.

Uma sala de aula criativa é muito diferente das convencionais. Apresentar uma sala de aula em que os alunos tenham maior possibilidade de expressar suas ideias e aprender de maneira mais rápida, eficaz e com significado é algo extremamente valioso.

Vamos conversar!

Tem alguma dúvida ou precisa de informações sobre nós? Deixe sua mensagem, em seguida vamos esclarecer tudo para você!

Ensino Fundamental 2

A segunda etapa do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, continua aperfeiçoando os valores individuais e coletivos do aluno, ensinando-o a ter um pensamento crítico e amadurecendo-o para que chegue ao Ensino Médio preparado para enfrentar novas descobertas e desenvolver o conhecimento para a área que deseja seguir em seu futuro profissional. 

O Ensino Fundamental II está disponível na modalidade Regular e para o Ensino Integral, todos os dias da semana ou nos dias de atividades extras.

O Ensino Fundamental II abrange do 6º ao 9º ano e tem como objetivo principal um ensino sempre renovado, voltado para a formação dos valores humanos e para o desenvolvimento das habilidades e competências intelectuais, possibilitando ao estudante analisar, buscar alternativas e solucionar problemas.

Vamos conversar!

Tem alguma dúvida ou precisa de informações sobre nós? Deixe sua mensagem, em seguida vamos esclarecer tudo para você!

Ensino Fundamental 1

Do 1º ao 5º ano, o Ensino Fundamental I tem como foco o desenvolvimento físico, intelectual, social e ético do aluno, construindo valores e aperfeiçoando os relacionamentos interpessoais. As atividades pedagógicas nesta etapa preparam o aluno para exercer seu papel de cidadão, integrando teoria com à prática.

O Ensino Fundamental I está disponível na modalidade Regular e para o Ensino Integral, todos os dias da semana ou nos dias de atividades extras.

6 anos – completos até 31 de Março

A Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental I do Colégio Estillo tem como principal objetivo desenvolver em nossos alunos habilidades cognitiva, socioemocional e ética, contribuindo na formação de cidadãos competentes, determinados e criativos.

Por meio de uma aprendizagem prazerosa e significativa, incentivamos à curiosidade e ao prazer pelas descobertas. Nossos professores são mediadores do conhecimento, fazendo com que os alunos aprendam em interação com a realidade, respeitando a individualidade, o histórico e o tempo de cada um.

Vamos conversar!

Tem alguma dúvida ou precisa de informações sobre nós? Deixe sua mensagem, em seguida vamos esclarecer tudo para você!

Educação Infantil

A primeira etapa da Educação Básica é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos, abordando seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. No ambiente educacional, é crucial criar uma atmosfera que promova um crescimento equilibrado em todas essas dimensões.
A Educação Infantil é uma fase crucial, onde as bases para a aprendizagem futura são estabelecidas. Na busca por um desenvolvimento físico saudável, são proporcionadas atividades lúdicas que incentivam a motricidade e a coordenação. A estimulação psicológica ocorre através de abordagens pedagógicas adequadas à idade, respeitando o ritmo individual de cada criança.
O estímulo intelectual é promovido por meio de atividades que despertam a curiosidade, explorando o mundo ao redor e incentivando a criatividade. Essa fase também é essencial para o desenvolvimento social, onde as interações entre os alunos são facilitadas para promover a empatia, a comunicação eficaz e a construção de relacionamentos positivos.
Além disso, a importância de uma sala de aula adequada não pode ser subestimada. Um ambiente bem estruturado e acolhedor contribui significativamente para o engajamento e a aprendizagem dos alunos. Salas de aula equipadas com materiais educativos, espaços seguros e estimulantes, bem como profissionais capacitados, são essenciais para criar uma base sólida para o percurso educacional.
Assim, na primeira etapa da Educação Básica, é crucial focar não apenas nos aspectos acadêmicos, mas também no crescimento integral do aluno, garantindo que eles estejam preparados não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para enfrentar os desafios da vida de maneira equilibrada e confiante.

A partir de 1 ano e 6 meses – completos até 31 de Março

Uma sala de aula criativa é muito diferente das convencionais. Apresentar uma sala de aula em que os alunos tenham maior possibilidade de expressar suas ideias e aprender de maneira mais rápida, eficaz e com significado é algo extremamente valioso.

O período Integral para o Ensino Fundamental II apresenta-se voltado para o enriquecimento curricular do aluno, desenvolvendo uma proposta que pretende, por meio de atividades complementares e diferenciadas, a ampliação do tempo físico com a intensidade das ações educacionais.

Vamos conversar!

Tem alguma dúvida ou precisa de informações sobre nós? Deixe sua mensagem, em seguida vamos esclarecer tudo para você!

Aprender a Conhecer

O Colégio Estillo, comprometido com a excelência educacional, fundamenta-se em princípios sólidos, sendo um deles o “aprender a conhecer”. Este pilar essencial reflete a convicção de que a educação não é apenas transmitir informações, mas sim cultivar a capacidade dos estudantes de explorar, compreender e aplicar o conhecimento de maneira significativa.

Ao enfatizar o “aprender a conhecer”, o Colégio Estillo busca nutrir a curiosidade inata dos alunos, inspirando um amor pelo aprendizado contínuo. Acreditamos que a verdadeira educação vai além da memorização de fatos; ela reside na capacidade de questionar, analisar e sintetizar informações. Encorajamos nossos alunos a serem exploradores intelectuais, incentivando-os a buscar conhecimento em várias disciplinas e a conectar conceitos de diferentes áreas.

Adotamos abordagens pedagógicas dinâmicas que promovem a autonomia do aluno, capacitando-os a se tornarem pensadores críticos e solucionadores de problemas. A interdisciplinaridade é valorizada, permitindo que os alunos vejam a interconexão entre diferentes campos do saber.

Além disso, fomentamos a pesquisa independente, proporcionando aos estudantes oportunidades para explorar tópicos de seu interesse e desenvolver habilidades de investigação. Acreditamos que a verdadeira compreensão emerge quando os alunos estão ativamente envolvidos na construção do conhecimento.

No Colégio Estillo, “aprender a conhecer” transcende as paredes da sala de aula. Nossos educadores estão comprometidos em criar um ambiente que estimula a curiosidade, promove a descoberta e prepara os alunos não apenas para exames, mas para a vida além dos portões da escola. Estamos dedicados a capacitar nossos alunos a enfrentar os desafios do mundo com confiança e uma base sólida de conhecimento que transcende o ordinário.

Aprender a Ser

O Colégio Estillo reafirma o compromisso com a formação integral de seus alunos, destacando o pilar fundamental do “aprender a ser”. Essencial em nossa abordagem educacional, este princípio transcende a mera aquisição de conhecimento acadêmico, focando no desenvolvimento das dimensões pessoais e éticas.

“Aprender a ser” no Colégio Estillo significa cultivar a autenticidade e a autoconsciência nos alunos. Valorizamos a singularidade de cada indivíduo, incentivando a descoberta e a expressão de suas paixões, talentos e valores. Nosso ambiente educacional é projetado para nutrir o crescimento pessoal, promovendo a autoconfiança e a construção de identidades sólidas.

Além disso, enfatizamos a importância de habilidades socioemocionais, como empatia, colaboração e resiliência. O “aprender a ser” implica o desenvolvimento de uma consciência ética e responsável, preparando os alunos para se tornarem cidadãos engajados e compassivos em suas comunidades.

Nosso corpo docente está comprometido em criar um ambiente que inspire a autorreflexão e promova o bem-estar emocional. Através de práticas educacionais inovadoras, encorajamos os alunos a compreenderem seus propósitos, definirem metas pessoais e cultivarem hábitos que contribuam para uma vida plena e significativa.

No Colégio Estillo, “aprender a ser” não é apenas uma aspiração, é uma jornada contínua de autodescoberta e crescimento pessoal. Estamos moldando não apenas mentes brilhantes, mas também indivíduos equilibrados, éticos e capazes de enfrentar os desafios da vida com integridade e confiança.

Aprender a Fazer

O “aprender a fazer” é um dos pilares fundamentais que sustentam a proposta educacional inovadora do Colégio Estillo. Reconhecemos que a verdadeira aprendizagem não é apenas teórica, mas exige a aplicação prática do conhecimento adquirido. No nosso contexto educacional, esse pilar representa a promoção ativa da habilidade de transformar ideias em ações concretas.

No Colégio Estillo, valorizamos o desenvolvimento de competências práticas e habilidades técnicas. Incentivamos os alunos a explorar, experimentar e criar, proporcionando oportunidades para que eles se envolvam em projetos tangíveis. Acreditamos que o aprender a fazer não apenas fortalece a compreensão do conteúdo acadêmico, mas também prepara os alunos para os desafios do mundo real.

Seja por meio de projetos científicos, atividades artísticas, empreendedorismo estudantil ou engajamento em iniciativas comunitárias, buscamos integrar a teoria ao fazer. Queremos que nossos alunos não apenas absorvam informações, mas também saibam como aplicar esse conhecimento para resolver problemas, criar soluções inovadoras e contribuir de maneira ativa para a sociedade.

No Colégio Estillo, “aprender a fazer” não é apenas uma expressão, é uma filosofia que permeia todas as disciplinas. Acreditamos que ao capacitar os alunos a se tornarem agentes ativos de seu próprio aprendizado, estamos preparando-os para enfrentar os desafios dinâmicos do século XXI. Nossa abordagem prática não apenas enriquece a experiência educacional, mas também cultivará futuros líderes capazes de transformar conhecimento em ação significativa.

Aprender a Conviver

O Colégio Estillo considera fundamental o desenvolvimento integral de seus alunos, sendo o “aprender a conviver” um pilar essencial nesse processo educacional. Reconhecemos que a construção de um ambiente escolar saudável e colaborativo é tão importante quanto o desenvolvimento acadêmico individual.

“Aprender a conviver” no Colégio Estillo vai além da mera coexistência. Valorizamos e promovemos a diversidade, estimulando nossos alunos a compreenderem e respeitarem as diferentes perspectivas culturais, sociais e individuais presentes em nossa comunidade escolar. Acreditamos que a convivência respeitosa e inclusiva é um pré-requisito para o florescimento pessoal e acadêmico.

Nosso corpo docente incentiva práticas de diálogo aberto, promovendo a empatia e a resolução pacífica de conflitos. Criamos oportunidades para atividades colaborativas, projetos em grupo e eventos que incentivam a participação ativa dos alunos, fortalecendo laços de amizade e construindo habilidades interpessoais.

O Colégio Estillo procura desenvolver líderes éticos e cidadãos responsáveis, capacitando os alunos a se tornarem membros produtivos e compassivos da sociedade. Acreditamos que o aprendizado não ocorre isoladamente, mas através da interação positiva e do compartilhamento de experiências.

Ao promover o “aprender a conviver”, o Colégio Estillo está comprometido em formar não apenas acadêmicos excepcionais, mas também indivíduos que valorizam a diversidade, respeitam os outros e contribuem de maneira construtiva para a comunidade. Estamos moldando não apenas estudantes bem-informados, mas também cidadãos éticos que entendem a importância de construir relacionamentos significativos em um mundo interconectado.

Colégio Estillo a escolha certa!

Escolher o Colégio Estillo é optar por uma educação de excelência em um ambiente que prioriza o desenvolvimento integral dos alunos. Nossa estrutura moderna oferece um espaço propício para o aprendizado, promovendo um ambiente estimulante para o crescimento acadêmico e pessoal.

Contamos com um material didático sempre atualizado, alinhado às melhores práticas educacionais, proporcionando aos estudantes uma base sólida e relevante para os desafios do mundo contemporâneo. Nossa pedagogia inovadora busca não apenas transmitir conhecimento, mas também desenvolver habilidades críticas e criativas.

As salas de aula estão equipadas com recursos multimídia, potencializando a experiência de aprendizado e tornando as aulas mais dinâmicas e interativas. Além disso, investimos em transporte exclusivo para garantir a comodidade e segurança dos nossos alunos.

A segurança é uma prioridade, e por isso implementamos um sistema de vigilância por CFTV e catracas, assegurando um ambiente protegido e tranquilo para todos. Nossos professores são altamente capacitados, compartilhando não apenas conhecimento, mas também o amor pela educação, buscando inspirar e motivar cada aluno em sua jornada de aprendizado.

No Colégio Estillo, acreditamos que a educação vai além das salas de aula; é uma parceria entre educadores, alunos e famílias. Estamos comprometidos em criar um ambiente que promova não apenas o sucesso acadêmico, mas também o crescimento pessoal e a formação de cidadãos responsáveis e engajados. Venha fazer parte dessa jornada de aprendizado e descobertas conosco.