Vamos conversar!? Envie-nos uma mensagem de interesse.
21.04.21

21 de abril – Dia de Tiradentes

Tiradentes foi alferes (patente militar extinta atualmente), minerador e comerciante. Em 1789 participou da tentativa de revolta que ficou conhecida como Inconfidência Mineira, cujo objetivo inicial era protestar contra um imposto ligado à extração de ouro na Capitania das Minas Gerais. No entanto, os objetivos ficaram maiores, transformando-se em uma conspiração contra o governo da rainha Dona Maria I, visando à independência do Brasil em relação a Portugal.

Os líderes da Inconfidência foram delatados, julgados e condenados ao exílio, com exceção de um deles: Tiradentes, cujo destino foi terrível, para servir de exemplo àqueles que ousassem trair a Coroa Portuguesa.

O processo contra Tiradentes ficou esquecido durante um século. Quando o Brasil tornou-se uma República, era necessário que se criassem heróis republicanos. Os republicanos de 1889 procuraram nos arquivos das principais cidades do Brasil documentos que registrassem histórias sobre personagens que tivessem lutado pela causa republicana em algum momento do Brasil Colonial. Encontraram justamente a História da Inconfidência Mineira e de Tiradentes.

Tiradentes é um personagem complexo da nossa História. Embora tenha sido esquecido por um século, ganhou importância à medida que foi estudado, ganhando status de herói nacional, a ponto de ter um feriado em seu nome. E é perfeitamente justo, haja vista que foi um personagem que lutou contra a tirania da monarquia portuguesa de fins do século XVIII.

Prof. Rafael Vicente. História.