Vamos conversar!? Envie-nos uma mensagem de interesse.
26.05.20

Dicas de filmes para aprendizagem e diversão em família

Além de estudar em casa, o entretenimento, como assistir filmes, é ótimo para auxiliar na educação das crianças.

Falamos anteriormente aqui em nosso blog a respeito dos desafios de estudar durante o isolamento social e passamos algumas dicas de como estudar melhor em casa durante a quarentena.

Ainda pensando em todo esse cenário, decidimos sugerir alguns filmes que podem ajudar você a auxiliar o estudo do seu filho durante esse momento. Proporcionar um entretenimento para as crianças é uma forma de unir lazer e aprendizado. Entenda.

Filmes educativos para ver com os filhos

As aulas on-line são um desafio, não é mesmo? Por isso, os filmes podem ser um incentivo a mais para as crianças aprenderem mesmo dentro de casa.

Além disso, essa é uma forma de deixar os pequenos mais confortáveis com algo que eles não estão tão acostumados ainda. Vamos conhecer essa lista de filmes que podem ajudar?

1.Divertidamente

A animação da Pixar é uma ótima opção para as crianças e para os pais também. A história se passa dentro da cabeça de Riley, uma menina de 11 anos, mostrando como as emoções dela controlam suas ações e lembranças. Cada emoção é representada por um personagem diferente: Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho.

Durante todo o filme, você pode aproveitar para fazer um exercício com o seu filho. Vá pausando na medida em que cada sentimento acaba se tornando protagonista e peça para a criança falar algo que ela associa com felicidade, medo, raiva e alegria.

O interessante desse filme é explicar que está tudo bem sentir emoções boas e trabalhar os sentimentos ruins de acordo com o que a criança relata.

2.Operação Big Hero

A mensagem que o filme apresenta vai muito além da aventura de super-heróis e o combate aos vilões. Além da animação tratar sobre o luto de uma maneira bastante simbólica e inteligente, Operação Big Hero deixa em destaque algo muito importante nos filmes educacionais: justamente a educação.

A trama revela como o irmão mais velho ensina o irmão mais novo que a faculdade – pode traduzir para escola de forma geral – é um lugar divertido e que tem muito para ensinar.

No filme, eles utilizam a facilidade em matemática e robótica para criar coisas que ajudem os outros. Aqui, você pode ir perguntando ao seu pequeno sobre o que ele tem mais facilidade ou dificuldade e do que ele mais gosta. É uma ótima forma de entender melhor sobre aquilo que deixa o seu filho mais confortável.

3.Quero Ser Grande

Saindo um pouco das animações, o filme “Quero Ser Grande” é mais voltado para crianças próximas dos 9 e 10 anos e que estão caminhando para adolescência. É muito natural que nesse momento ocorra diversas reclamações sobre uma infância cheia de proibições e a famosa frase: “Não vejo a hora de ser adulto”.

Por isso, esse filme clássico, estrelado por Tom Hanks, aborda justamente essa ideia de um menino que, cansado de não poder fazer nada, deseja ser “grande”. No dia seguinte, ele acorda adulto, mas ainda com a mente de criança, o que rende muitos problemas, como um amor impossível e diversas confusões.

Aqui, é muito legal conversar com as crianças que estão caminhando para a adolescência que tudo na vida é feito em etapas. Pular essas etapas vai fazer com que elas percam a beleza de aproveitar cada momento.

4.WALL-E

Se vocês ainda não assistiram esse filme, precisam colocar na lista urgente! Wall-E é um filme lindíssimo e tem um tema muito importante: cuidado com o meio ambiente e a necessidade de se preservar a natureza para ter uma vida saudável.

O filme é quase totalmente mudo, mas é muito envolvente, e certamente as crianças vão entender o sentimento de compaixão com o robozinho Wall-E, deixado sozinho no planeta Terra.

Para esse filme, vale algumas reflexões. As primeiras cenas mostram toda a poluição e o lixo que se acumularam na Terra. Faça uma pausa e pergunte sobre os motivos do planeta estar assim e por que ninguém mais vive lá.

Quando a Eva – uma robô mais moderna – vem inspecionar a vida na Terra, ambos acabam desfrutando da companhia um do outro. Veja a importância de ter amigos e de passar momentos sozinhos também, de ter companhia para momentos tristes e felizes.

5.A Fantástica Fábrica de Chocolates

Você provavelmente vai lembrar desse clássico do cinema mundial, certo? Porém, para assistir com seu filho, recomendamos a filmagem mais atual, feita em 2005.

O filme conta a história de algumas crianças que encontraram um ticket dourado nos chocolates do excêntrico Willy Wonka e foram convidadas para conhecer a fábrica dele. Ao todo, são 5 crianças e cada uma com personalidades bem diferentes: a menina mimada, o guloso, a competitiva, o agressivo e o humilde.

Essa é uma ótima oportunidade de mostrar o que os comportamentos ruins podem trazer para a vida das crianças. Ao longo da trama, as personagens se envolvem em alguns problemas causados por suas próprias ações.

Vá pausando no momento em que cada ação fica mais evidente e pergunte ao seu filho por que tal consequência aconteceu ao personagem e como ele poderia ter resolvido essa situação.

Gostou da nossa lista? São apenas alguns, dos inúmeros filmes, que você e o seu filho podem assistir em família e prestar mais atenção sobre o que a história tem para nos ensinar. Cada um desses que listamos aqui tem algo de muito valioso para levarmos em consideração, tanto em nossa rotina, quanto dos nossos pequenos.