Vamos conversar!? Envie-nos uma mensagem de interesse.
21.01.21

O que é e como funciona o ensino híbrido

híbrido

A modalidade de ensino ganhou força em função da pandemia e do distanciamento social

Com as mudanças causadas pela necessidade do isolamento social, novas formas de ensino começaram a ser implantadas. A principal delas é o chamado ensino híbrido. Nesse conteúdo do Colégio Estillo, saiba mais sobre essa modalidade de ensino e seu funcionamento.

O que é o ensino híbrido

O formato híbrido de ensino tem como principal premissa a união entre atividades presenciais e atividades não-presenciais, ou remotas.

Esta hibridização é possível graças à internet e pode se dar por intermediação das plataformas, aplicativos e computadores. 

Ensino híbrido ou EAD?

É importante distinguir que o ensino híbrido, que é recomendado para etapas como o ensino fundamental e médio, não é o mesmo que o ensino à distância (EAD).

O EAD tem como característica o funcionamento totalmente virtual, ou não-presencial. Desta forma, todo o curso acontece via ambiente virtual, sem uma interação direta e sem encontros presenciais.

Como funciona na prática?

A ideia do ensino híbrido é aproveitar-se das tecnologias digitais que permeiam o ensino para oferecer soluções e experiências inovadoras de aprendizado.

Dessa forma, a combinação entre o online e o presencial não tem uma regra explícita, que defina como 50% de cada. A proposta é oferecer mais possibilidades de contato entre estudantes e outros estudantes e entre estudantes e professores, fazendo com que as aulas possam ir além do tradicional.

Todo o plano de ensino é repensado a partir do momento que o ensino híbrido é implantado. Isso se dá porque a modalidade necessita de capacitação dos professores, mais infraestrutura e métodos de avaliação compatíveis com o processo de ensino.

Além disso, a plataforma virtual na qual as aulas serão ministradas de forma remota deve ser de domínio dos pais e estudantes. Da mesma forma, as regras para as aulas presenciais – como o distanciamento e rodízio – necessitam ser previamente estabelecidas.

Assim, o ensino híbrido pode atingir um enorme potencial, sendo útil para o atual momento do mundo, e principalmente vantajoso para ampliar e potencializar as formas de ensinar e aprender.

Agora que você sabe mais sobre o ensino híbrido, aproveite para conversar com seus filhos e familiares para mostrar as vantagens dessa modalidade de ensino.

Seja Bem-Vindo!Faça a melhor escolha para a vida acadêmica de seu filho. Preencha os dados abaixo e receba gratuitamente nosso Ebook.