Vamos conversar!? Envie-nos uma mensagem de interesse.
12.12.19

Orientador Educacional: Conheça tudo sobre essa importante profissão

Profissional é essencial na formação dos alunos como cidadãos  

No dia 4 de dezembro, é comemorado o Dia do Orientador Educacional, porém poucas pessoas conhecem sobre esta função. Por isso, o Colégio Estillo preparou o seguinte material, confira! 

Qual a função deste profissional? 

O orientador educacional possui um importante papel dentro do quadro dos funcionários escolares. Sua principal função é empregar métodos pedagógicos e psicológicos para orientar os alunos no dia a dia escolar.  

Juntamente com os professores, o orientador zela pelo processo de aprendizagem e formação dos alunos, se atentando principalmente a aspectos extracurriculares.  

Enquanto o professor se ocupa da transmissão de conhecimento, o orientador se atenta aos valores e construção de relações interpessoais dos estudantes. 

Qual a formação de um orientador educacional 

Para atuar neste cargo, o profissional deve ter uma formação superior em Pedagogia. A orientação educacional é uma das áreas de atuação mais importantes de um pedagogo, já que lida com um tema essencial para o desenvolvimento da sociedade.  

Principais atividades 

Este profissional ficará encarregado de intermediar possíveis desavenças e contribuir com os professores em questões ligadas à aprendizagem escolar.  

A busca pelo desenvolvimento pleno dos alunos também faz parte das atribuições deste profissional. Seu compromisso é com a formação de cidadãos, no que diz respeito a atitudes, sentimentos e valores. 

Dia a dia do profissional 

  • Orienta os estudantes, preocupando-se com o seu desenvolvimento pessoal, valores, emoções e sentimentos; 
  • Orienta, escuta e dialoga com alunos, professores, gestores e membros da comunidade; 
  • Ajuda o professor a lidar com dificuldades dos estudantes; 
  • Atua na mediação de conflitos entre alunos e professores; 
  • Circula pelo colégio e convive com os alunos. 

Trabalho que vai além da escola 

Além de lidar diretamente com a equipe gestora da instituição de ensino, o orientador educacional precisa ser o elo entre escola, alunos e comunidade. O profissional deve dialogar diretamente com a família, para compreender a realidade e os anseios dos alunos. 

Gostou de conhecer melhor este importante profissional da educação? Então acesse o site do Colégio Estillo e matricule seu filho em uma instituição de ensino que reúne os melhores educadores!