Vamos conversar!? Envie-nos uma mensagem de interesse.
20.12.19

Então é natal: Conheça mais sobre esta data tão importante 

Comemoração passou por inúmeras mudanças ao longo do tempo 

Com a proximidade do Natal, é comum já ir pensando na lembrancinha dos familiares e na tradicional ceia natalina, mas você sabe como tudo isso começou? Confira mais sobre esta época tão especial a seguir! 

O nascimento de Jesus  

Para os cristãos, o dia 25 de dezembro marca o nascimento de Jesus Cristo, porém nem sempre foi assim. Durante os primeiros séculos do cristianismo, a data não era comemorada, por dois fatores específicos: ninguém sabia a data exata do nascimento e a religião ainda não era tão abrangente 

Quando o Natal passou a ser comemorado  

Com o passar dos séculos, o cristianismo foi se popularizando, ganhando adeptos de diferentes religiões. Para fortalecer sua imagem, a Igreja Católica absorveu e ressignificou diversas celebrações antigas. 

Desta forma, o natal foi consolidado. Originalmente, o dia 25 de dezembro marcava a comemoração do Dies Natalis Invict Solis, que celebrava o solstício de inverno no hemisfério norte. 

Para dar um novo significado à data, o Papa Júlio I decretou como o nascimento de Jesus o dia 25. Assim, o Natal se consolidou no calendário cristão e é celebrado até hoje em diversas partes do globo. 

A Árvore de Natal   

A tradição de decorar a pequena árvore natalina teria surgido em 1530, na Alemanha. De acordo com relatos, Martinho Lutero se impressionou com a beleza de um pinheiro coberto de neve e iluminado pela luz das estrelas em uma de suas caminhadas pela floresta. Ao voltar para casa, resolveu reproduzir o cenário para alegrar seus entes queridos.  

O Papai Noel  

A figura marcante do Papai Noel também começou por influência da Igreja. Ele foi inspirado no bispo turco Nicolau de Mira, que deixava pequenos sacos de moeda próximos às chaminés dos mais necessitados.  

Sua imagem começou a ser relacionada com o Natal na Alemanha, e a tradição rapidamente se espalhou pelo mundo.  

O tradicional traje vermelho e branco só foi adotado em 1886 – antes disso, o Papai Noel se vestia de marrom ou verde escuro.  

A troca de presentes  

A tradicional entrega de presentes começou há pouco mais de um século. Ela ocorria no ano novo, sendo posteriormente alterada para o dia 6 de janeiro, data da visita dos reis magos ao menino Jesus. Porém, durante a era vitoriana, o costume foi transferido para a noite de Natal.    

Agora que você conhece mais sobre a história e as tradições natalinas, aproveite para celebrar a data com as pessoas que você mais ama. O Colégio Estillo deseja a você e sua família um Feliz Natal!