Vamos conversar!? Envie-nos uma mensagem de interesse.
27.12.19

Por que a prática de esportes na infância é tão importante? 

Atividade promove um estilo de vida saudável desde cedo  

Atividades físicas são essenciais para o desenvolvimento completo das crianças. Os esportes contribuem para a saúde, constituição corporal e do caráter. Conheça melhor os benefícios das práticas esportivas a seguir. 

Noção de compromisso 

Ao praticar esportes, a criança vai desenvolvendo competências importantes, como disciplina e comprometimento. Nas atividades em equipe, como o futebol, as crianças têm o momento certo para se trocar, aquecer, treinar e competir.  

O esporte também proporciona aos pequenos o desenvolvimento da organização pessoal e da força de vontade. 

Desenvolvimento físico 

A prática de esportes colabora para a evolução corporal da criança, ajudando a formar adultos com habilidades motoras mais desenvolvidas. Além disso, os exercícios físicos aumentam a força muscular, a resistência cardiorrespiratória e o equilíbrio corporal.  

Crianças que se mantêm ativas convivem melhor em sociedade, além de desenvolverem uma agilidade de raciocínio superior. 

Melhora nos estudos 

Um dos grandes benefícios do esporte na infância está no desempenho escolar. Ao participar de atividades físicas, os pequenos liberam energia acumulada, evitando problemas de saúde e oxigenando melhor o cérebro.  

Desta forma, o foco e o raciocínio da criança melhoram, além de contribuir com a autoestima e proatividade desde cedo. 

Aprendizagem de valores 

Através da prática esportiva as crianças poderão adquirir valores imprescindíveis a qualquer ser humano.  

Ao lidar com o treinador, os companheiros de time e com as regras do esporte, a criança aprende como se portar e reagir às mais diversas situações. Todo esse conhecimento é transportado para situações fora da quadra e utilizado por toda a vida. 

Capacidade de socialização  

Crianças que praticam esportes coletivos desenvolvem muito mais a sua capacidade de interação interpessoal. Atuando em equipes, elas aprendem a lidar com vitórias e derrotas, situações que facilitam a interação entre os colegas de equipe e adversários. 

Gostou de conhecer mais sobre as vantagens da prática esportiva na infância? Então aproveite para acessar o site do Colégio Estillo e conhecer os nossos diferenciais de ensino!