O Dia Mundial da Água foi criado pelas Organizações das Nações Unidas e, a partir de 1993, passou a ser comemorado todo dia 22 de março. Sua importância vai muito além de um tributo a este bem vital para a existência da vida no planeta. Na verdade, a data busca conscientizar a todos sobre os problemas da escassez de água, incentivando a discussão e a divulgação de ações que podem mudar este panorama.
É importante termos em mente que a água, mesmo representando 70% da superfície da Terra, apresenta apenas 2,5% deste total de água doce, justamente a que é adequada para o nosso consumo. Além de ser usada para matar a nossa sede, a água doce também está presente em nossos lares para ajudar na higiene e na limpeza. Por outro lado, grande quantidade desta água doce é utilizada na indústria e na agricultura. Ao longo do século 20, enquanto a população da Terra triplicou, o consumo de água aumentou seis vezes, graças ao uso cada vez maior de máquinas e equipamentos em todos os setores produtivos. Para você ter uma ideia do uso da água no setor industrial basta saber que, para se produzir um quilo de açúcar, são necessários 1.500 litros de água! Inúmeros outros itens de consumo exigem grandes quantidades de água para chegarem às prateleiras dos mercados.
Por isso, para que toda a população do planeta continue tendo acesso à água potável, é importante que os países e as corporações busquem soluções e alternativas para diminuir o consumo e também eliminar a poluição dos nossos recursos hídricos, seja pelo despejo de resíduos químicos industriais no leito dos rios e lagos, seja pela falta de esgotos em grande parte do planeta, fazendo com que resíduos orgânicos também passem a poluir as águas.
Reduzir o desperdício, porém, também pode e deve fazer parte da nossa rotina diária. Pequenos gestos como fechar a torneira ao escovarmos os dentes ou nos ensaboarmos no banho já fazem uma grande diferença. Basta pensarmos que, em um banho de 15 minutos, 242 litros de água vão para o ralo.