Vamos conversar!? Envie-nos uma mensagem de interesse.
15.07.20

Conheça os benefícios que a música proporciona às crianças

A musicalidade durante a infância contribui para o aprimoramento de habilidades permanentes

A música possui um importante papel em nossas vidas. Entre as crianças, não poderia ser diferente. Os inúmeros estímulos musicais começam durante a gestação e contribuem para o desenvolvimento auditivo dos bebês. O contato com a música, seus ritmos e instrumentos pode colaborar muito para a evolução de crianças de todas as idades.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o material que o Colégio Estillo preparou a seguir!

Música desenvolve a coordenação motora

O simples contato com um instrumento musical proporciona ganhos incalculáveis na evolução motora infantil.

Ao segurar um instrumento como o violão, por exemplo, a criança desenvolve a motricidade fina – capacidade que permite usar pequenos músculos do corpo. Além disso, a motricidade grossa, que consiste na utilização de grandes músculos do corpo, também é trabalhada.

Instrumentos de cordas e teclas trabalham diretamente essas duas habilidades, já que exigem a execução de diferentes ações ao mesmo tempo.

Música ajuda na concentração

Muitas crianças apresentam dificuldade em focar em uma atividade específica. A participação em corais ou prática de instrumentos melhora a atenção dos pequenos, já que é necessário foco para conseguir realizar determinadas ações na sequência certa.

Criatividade

Um dos grandes benefícios da música é o desenvolvimento da criatividade. Mesmo com pouco ou nenhum conhecimento musical, as crianças podem criar acordes e letras para expressar suas ideias.

Contato com outras culturas

A música é universal e possui características únicas ao redor do mundo. O contato com ritmos e sonoridades diferentes é benéfico para as crianças e serve como um intercâmbio cultural.

Desenvolvimento da memória

A memória é trabalhada constantemente durante a prática musical. Elementos como timbre, tempo e tom são importantes para desenvolver a memória das crianças. Ao executar uma música ou cantar, também é preciso colocar o cérebro para trabalhar e lembrar das sequências e notas certas.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios proporcionados pela música, que tal escolher uma escola que trabalha e desenvolve a musicalidade do seu filho? Acesse o site do Colégio Estillo e saiba mais sobre os nossos diferenciais de ensino!